A lei patriota ou o Patriot Act

Ainda repercute na imprensa essa prática legitimada do governo Obama de vigiar as ligações e conexões por internet de cidadãos estadunidenses e estrangeiros.
Tudo por causa do fato de Obama usar o Patriot Act, lei aprovada em 2001 logo após o atentado às torres do WTC, durante o governo Bush. Erra portanto quem diz (como o Hélio Schwartsman, da Folha) que o governo estadunidense bisbilhoteia "sem nenhum tipo de controle judicial". Não, meu caro, ele segue a lei. Erra o Hélio também quando diz que Obama "foi eleito presidente dos EUA justamente para que os diretores das agências passassem a pensar mais como ele". Bobagem. Os governos vão, o Estado fica, e com este as agências, a CIA e a NSA, mais especificamente.
Um outro ponto que os jornalistas não apuram é que, no próprio Patriot Act, está que a lei se justifica para "To deter and punish terrorist acts in the United States and around the world". Vejam o "around the world". Entendem o que é isso? Os Estados Unidos dizem com isso legislar em atos que os ameaçam até se eles estão fora do seu território. Algo como a Operação Condor, sacaram? Daí que as restrições estrangeiras àquilo que foi apurado têm tudo a ver. Vejamos como tudo se desenrola, então.

Comentários